Last Updated on 27 de maio de 2026 by Construsul Encanador
Qual a justificativa para a limpeza da caixa d’água?
A limpeza e desinfecção da caixa d’água devem ser realizadas a cada 6 meses. A justificativa principal é a manutenção da saúde pública, evitando a proliferação de bactérias, vírus, fungos e o mosquito da dengue. A medida também preserva a potabilidade e a qualidade da água consumida.
Motivos técnicos e de saúde para a limpeza:
- Prevenção de doenças: Água contaminada por lodo e micro-organismos pode causar diarreia, hepatite A, cólera e parasitoses.
- Controle de vetores: Reservatórios sem vedação adequada tornam-se criadouros ideais para o mosquito da dengue (Aedes aegypti) e outros insetos.
- Integridade do encanamento: O acúmulo de sedimentos e lodo pode entupir canos e danificar bombas hidráulicas.
Obrigatoriedade e Normas:
- Uso coletivo: Em prédios, condomínios, escolas e edifícios públicos, a higienização semestral é exigida por legislações específicas para garantir o padrão de potabilidade.
- Padrão de qualidade: A prática atende às recomendações sanitárias do Ministério da Saúde e da FUNASA.
Para mais detalhes sobre as diretrizes sanitárias, consulte o material educativo da Sabesp ou as orientações do Ministério da Saúde.