Pq não pode misturar sabão em pó com água sanitária?

Pq não pode misturar sabão em pó com água sanitária?

Last Updated on 26 de abril de 2026 by Construsul Encanador

Pq não pode misturar sabão em pó com água sanitária?

Misturar sabão em pó com água sanitária é perigoso porque gera uma reação química que libera gases tóxicos, como o gás cloro, podendo causar asfixia, queimaduras na pele/olhos e tonturas. Além disso, a mistura neutraliza os produtos, anulando o efeito de limpeza de ambos e danificando tecidos.
Por que é perigoso:
    • Liberação de Gases Tóxicos: O hipoclorito de sódio (água sanitária) reage com os componentes do sabão, liberando vapores irritantes e perigosos para o sistema respiratório.
    • Neutralização: A água sanitária é um oxidante forte que quebra as moléculas orgânicas do sabão, fazendo com que nenhum dos dois limpe corretamente.
    • Riscos à Saúde: A inalação dos gases pode causar mal-estar, dor de cabeça, tontura e, em ambientes fechados, pode levar ao desmaio.
    • Danos aos Tecidos: A mistura pode danificar as fibras das roupas, ao contrário do que se pensa sobre aumentar o poder de clareamento.
Recomendação: Nunca misture água sanitária com sabão em pó, detergente, amônia, ácidos ou outros produtos de limpeza. Use-os separadamente e com ventilação adequada.