Last Updated on 26 de abril de 2026 by Construsul Encanador
Pq não pode misturar sabão em pó com água sanitária?
Misturar sabão em pó com água sanitária é perigoso porque gera uma reação química que libera gases tóxicos, como o gás cloro, podendo causar asfixia, queimaduras na pele/olhos e tonturas. Além disso, a mistura neutraliza os produtos, anulando o efeito de limpeza de ambos e danificando tecidos.
Por que é perigoso:
- Liberação de Gases Tóxicos: O hipoclorito de sódio (água sanitária) reage com os componentes do sabão, liberando vapores irritantes e perigosos para o sistema respiratório.
- Neutralização: A água sanitária é um oxidante forte que quebra as moléculas orgânicas do sabão, fazendo com que nenhum dos dois limpe corretamente.
- Riscos à Saúde: A inalação dos gases pode causar mal-estar, dor de cabeça, tontura e, em ambientes fechados, pode levar ao desmaio.
- Danos aos Tecidos: A mistura pode danificar as fibras das roupas, ao contrário do que se pensa sobre aumentar o poder de clareamento.
Recomendação: Nunca misture água sanitária com sabão em pó, detergente, amônia, ácidos ou outros produtos de limpeza. Use-os separadamente e com ventilação adequada.