Last Updated on 25 de maio de 2026 by Construsul Encanador
D’água é correto?
Sim, o uso de “d’água” (contração da preposição “de” com “água”) está correto e é muito comum na língua portuguesa.
A sua aplicação divide-se em duas situações formais:
- Em substantivos compostos: É obrigatório o uso do apóstrofo e do hífen. Exemplos: caixa-d’água, gota-d’água, pata-d’água.
- No sentido de “cheio de”: Em expressões como “copo d’água”, usa-se o apóstrofo e não há hífen. O uso de “d’água” indica que o recipiente está cheio, enquanto a forma “com água” pode indicar apenas a presença do líquido.
Para saber mais detalhes sobre quando empregar cada variação, consulte o Manual de Redação do Estadão ou veja as explicações detalhadas no portal Ciberdúvidas da Língua Portuguesa.