Last Updated on 7 de maio de 2026 by Construsul Encanador
Água quente fica em cima ou embaixo?
Por norma técnica e padrão de instalação hidráulica, a água quente fica sempre do lado esquerdo e a água fria do lado direito. Essa convenção é seguida em chuveiros, torneiras e misturadores, visando segurança e padronização para evitar queimaduras, independentemente de ser um sistema monocomando ou com dois registros.
Pontos importantes:
- Torneiras e Chuveiros: A água quente sempre sairá do lado esquerdo quando você estiver de frente para o ponto de uso.
- Aquecedores/Boilers: No aquecedor, a saída de água quente geralmente fica na parte superior (em cima), pois a água aquecida é menos densa e sobe.
- Instalação: A padronização (esquerda-quente, direita-fria) é crucial para manutenção e uso seguro.