Last Updated on 10 de setembro de 2025 by Construsul Encanador Hidráulico Porto Alegre

Ventilação e retorno ao ambiente
- Ventile o local:Mantenha portas e janelas abertas para dissipar odores e resíduos químicos voláteis, criando um ambiente mais seguro para as pessoas e animais.
- Aguarde para retornar:O tempo para reocupar o local depende do produto aplicado, mas pode variar de algumas horas até 12 horas ou mais. Siga as instruções do profissional sobre o tempo de espera para um retorno seguro.
Limpeza e produtos
- Não limpe imediatamente:Evite limpar as áreas tratadas nas primeiras horas ou dias, pois a remoção do produto pode comprometer a eficácia do tratamento.
- Limpeza simples:Quando for limpar, use apenas pano e água. Evite o uso de outros produtos químicos por pelo menos uma semana para não interferir com o produto aplicado.
- Monitore os insetos:É normal o aparecimento de insetos mortos nos dias seguintes, o que indica que o tratamento está funcionando.
Segurança para crianças e animais
- Mantenha longe:Crianças e animais domésticos são mais sensíveis aos produtos químicos e devem permanecer fora do local por um tempo determinado pelo técnico.
- Supervisionar contato:Após o retorno ao local, supervisione o contato de crianças e animais com o chão e outras superfícies recém-tratadas, especialmente onde houver géis ou iscas.
Outras precauções
- Observe o lixo:Mantenha os sacos de lixo bem vedados para evitar atrair pragas e siga as orientações para o descarte adequado.
- Acompanhamento pós-serviço:Observe se há sinais de atividade de cupins após a descupinização, como o aparecimento da poeira característica. Se a atividade continuar, entre em contato com a empresa contratada para verificar a necessidadede reaplicação.
Como é Feita a Descupinização?
Para fazer uma Descupinização eficaz, você deve primeiro identificar os focos da infestação e o tipo de cupim, pois o tratamento varia se for cupim de madeira seca ou de solo. O mais recomendado é contratar uma empresa especializada, pois eles utilizam técnicas como barreira química, tratamento focal e sistemas de iscas, além de produtos regulamentados e equipamentos de proteção individual (EPIs) adequados. Para um tratamento caseiro, você pode usar soluções diluídas de álcool e vinagre para repelir ou identificar os cupins, mas esta opção não costuma ser eficaz para infestações maiores, sendo fundamental a ação de profissionais para garantir a segurança e a eliminação completa dos cupins.