Last Updated on 27 de maio de 2026 by Construsul Encanador
O que fazer com a água que sai do ar condicionado?
A água que sai do ar-condicionado é destilada e não potável. Como absorve partículas do ar, não deve ser bebida nem usada no corpo. O ideal é direcioná-la para um balde, galão ou sistema de canos para reutilizá-la na limpeza doméstica, descarga de vasos sanitários ou lavagem de pisos.
Como reaproveitar a água com segurança
Embora seja um recurso limpo, é preciso ter cuidado com a finalidade do uso. Veja as melhores formas de aproveitar:
- Limpeza e Faxina: É excelente para lavar calçadas, quintais, pisos, panos de chão e até dar aquela geral no carro.
- Descarga do Banheiro: Você pode usar a água coletada para encher a caixa acoplada ou despejar diretamente no vaso, economizando litros de água potável todos os dias.
- Rega de Plantas:Pode ser usada em plantas ornamentais e jardins. Como possui um pH um pouco mais ácido, evite usar em excesso em plantas que não toleram acidez ou em hortaliças comestíveis.
Projetos de captação caseira
Se você quer automatizar a coleta para não precisar esvaziar baldes todos os dias, existem duas soluções bem práticas:
- Galão ou Reservatório Simples: A maneira mais fácil é simplesmente direcionar a mangueira do dreno para um galão ou garrafão de água mineral vazio, instalado no mesmo ambiente ou do lado de fora.
- Tubulação de PVC (Sistema “Filtro”): Você pode montar um reservatório vertical usando um cano de PVC largo (de 100 mm ou mais) com tampões nas pontas. Basta instalar uma torneira na parte inferior e um pequeno suspiro na parte superior para saída de ar.